segunda-feira, 14 de maio de 2007

Mogwai

Formados em 1995 por Stuart Braithwaite, Martin Bulloch e Dominic Atchinson, os Mogwai há muito que se tornaram num caso sério da música que se faz no Reino Unido. Oriunda de Glasgow, a banda viu a sua formação completa com a entrada de John Cummings e Brendon O'Hare ainda no Verão de 97. O nome da banda refere-se a uma personagem do filme Gremlins mas, tal como comenta Stuart Brathwaite, não tem nenhum significado especial: os membros da banda gostaram apenas do som da palavra.

O primeiro álbum da banda, Mogwai Young Team, foi lançado no ano de 1997 mas foi ainda precedido pelo lançamento de alguns singles de grande sucesso, como foi o caso de Tuner/Lower, Summer ou New Paths To Helicon. Para aguçar ainda mais o interesse do público, os Mogwai deram um concerto memorável no festival T In The Park, actuação em que deram a conhecer o som etéreo e violentamente melancólico que é a sua imagem de marca. O futuro viria a revelar que os concertos da banda resultam bastante melhor em ambientes fechados, onde a potência que investem nas suas músicas não se dispersa e onde a melancolia surte mais efeito.

O ano de 1998 revela-se também um ano muito fértil em lançamentos. A banda lança primeiro Do The Rock Boogaloo (um split EP com os Magoo, em que tocam covers do Black Sabath), depois segue-se o álbum de remisturas Kicking A Dead Pig: Mogwai Songs Remixed ( com as participações dos Arab Strap, Kid Loco ou Alec Empire, entre outros) e editam também uma colecção de singles mais antigos, intitulada Ten Rapid. A este período prolífico segue-se a edição do segundo longa duração da banda, Come On Die Young, trabalho de audição menos simples, muito devido à ausência dos crescendos sónicos a que a banda tinha vindo a habituar o público. O estilo dos Mogwai tornou-se mais polido e mais suave, o que beneficiou a banda que entrou directamente para o Top 30 nesse mesmo ano.

O ano de 2001 foi definitivamente um ano de sucesso para os Mogwai. Através da sua própria editora, a Southpaw, lançaram um dos seus mais bem sucedidos álbuns, Rock Action. Temas como 2 Rights Make One Wrong ou Dial:Revenge demonstram a opção da banda por avançar por terrenos mais experimentais, trazendo grandiosidade com os seus efeitos orquestrais e retomando a utilização das guitarras musculadas mas melódicas. O último álbum da banda, Mr. Beast, foi lançado em 2006 e mostra uns Mogwai mais reflectivos, uma banda virada para si mesma, como que em busca de compreender que som é este que faz e em que direcção caminham a melancolia das guitarras.



1 comentário:

Mike Monteiro disse...

Tenho um video com musica de Mogwai :P
http://www.youtube.com/watch?v=ppes_cNQ-2w