Formados em 1995 por Stuart Braithwaite, Martin Bulloch e Dominic Atchinson, os Mogwai há muito que se tornaram num caso sério da música que se faz no Reino Unido. Oriunda de Glasgow, a banda viu a sua formação completa com a entrada de John Cummings e Brendon O'Hare ainda no Verão de 97. O nome da banda refere-se a uma personagem do filme Gremlins mas, tal como comenta Stuart Brathwaite, não tem nenhum significado especial: os membros da banda gostaram apenas do som da palavra.O primeiro álbum da banda, Mogwai Young Team, foi lançado no ano de 1997 mas foi ainda precedido pelo lançamento de alguns singles de grande sucesso, como foi o caso de Tuner/Lower, Summer ou New Paths To Helicon. Para aguçar ainda mais o interesse do público, os Mogwai deram um concerto memorável no festival T In The Park, actuação em que deram a conhecer o som etéreo e violentamente melancólico que é a sua imagem de marca. O futuro viria a revelar que os concertos da banda resultam bastante melhor em ambientes fechados, onde a potência que investem nas suas músicas não se dispersa e onde a melancolia surte mais efeito.
O ano de 1998 revela-se também um ano muito fértil em lançamentos. A banda lança primeiro Do The Rock Boogaloo (um split EP com os Magoo, em que tocam covers do Black Sabath), depois segue-se o álbum de remisturas Kicking A Dead Pig: Mogwai Songs Remixed ( com as participações dos Arab Strap, Kid Loco ou Alec Empire, entre outros) e editam também uma colecção de singles mais antigos, intitulada Ten Rapid. A este período prolífico segue-se a edição do segundo longa duração da banda, Come On Die Young, trabalho de audição menos simples, muito devido à ausência dos crescendos sónicos a que a banda tinha vindo a habituar o público. O estilo dos Mogwai tornou-se mais polido e mais suave, o que beneficiou a banda que entrou directamente para o Top 30 nesse mesmo ano.
O ano de 2001 foi definitivamente um ano de sucesso para os Mogwai. Através da sua própria editora, a Southpaw, lançaram um dos seus mais bem sucedidos álbuns, Rock Action. Temas como 2 Rights Make One Wrong ou Dial:Revenge demonstram a opção da banda por avançar por terrenos mais experimentais, trazendo grandiosidade com os seus efeitos orquestrais e retomando a utilização das guitarras musculadas mas melódicas. O último álbum da banda, Mr. Beast, foi lançado em 2006 e mostra uns Mogwai mais reflectivos, uma banda virada para si mesma, como que em busca de compreender que som é este que faz e em que direcção caminham a melancolia das guitarras.




1 comentário:
Tenho um video com musica de Mogwai :P
http://www.youtube.com/watch?v=ppes_cNQ-2w
Enviar um comentário