segunda-feira, 21 de maio de 2007

Penetration


Os Penetration nasceram pela mão de Pauline Murray e Robert Blamire que, juntamente com Gary Chapman e Gary Smallman, viviam na pequena e pacata vila mineira inglesa de Ferrybridge. Antes de Don't Dictate, o primeiro single da banda a conseguir algum sucesso, os Penetration tinham já conseguido uma actuação como banda de suporte dos Generation X no londrino The Roxy, conhecido por ser uma sala onde tocavam preferencialmente as bandas punk mais quentes do momento. O single revelava uma banda disposta a arriscar, fazendo uso de uma sonoridade mais crua, menos trabalhada do que outras bandas do mesmo período. A personalidade impulsiva e o potencial da voz de Pauline Murray levaram a que a cantora fosse de imediato comparada a Patti Smith ou a Siouxie Sioux, apesar de não ter conquistado a mesma visibilidade que essas duas divas do rock.

O lançamento em 1978 do primeiro LP, Moving Targets, fazia adivinhar uma carreira longa no espectro mais agressivo e reivindicativo da música que se fazia então. O álbum provocou uma reacção positiva, ainda que algo despercebida, na imprensa e no público, nomeadamente devido ao seu carácter interventivo e de consciência social. No entanto, e apesar desta aparente escalada na consideração da opinião pública, a banda começou desde logo a sentir algumas dificuldades em manter-se como tal. As constantes pressões da editora (a Virgin), bem como uma incapacidade em conjugar as apresentações ao vivo com a escrita de material novo fizeram com que a banda se separasse logo depois da edição do seu segundo álbum, Coming Up For Air.

Da separação da banda resultaram algumas tentativas individuais de singrar no mundo da música. Enquanto Fred Purser (o teclista que se tinha juntado à banda em 1978) retomou a sua actividade no seio dos Tygers Of Pan Tang, Pauline Murray iniciou uma carreira a solo, tornando-se no membro da banda a manter-se durante mais tempo no activo. Com o projecto Pauline Murray And The Invisible Girls, Murray arrisca uma aventura mais concentrada na música pop, com alguns laivos de experimentalismo mas já definitivamente afastada da sonoridade punk com que se tinha iniciado na música. Pauline Murray tornou-se assim numa das mais sub-aproveitadas mas conhecidas vocalistas de bandas punk.



Sem comentários: