quinta-feira, 21 de junho de 2007

Gang Of Four


Os Gang of Four foram formados em 1977 por um grupo de estudantes, entre eles Andy Gill, Jon King, Dave Allen e Hugo Burnham. O grupo, sediado em Leeds, é fruto da explosão de liberdade que foi trazida pelo punk e por uma corrente que aliava à música uma intensa mensagem política. Esta postura rebelde valeu à banda um sucesso retardado, especialmente devido ao facto de a BBC ter banido os seus temas no início da sua carreira e tudo porque a banda tinha usado a palavra rubbers (preservativos). Mas mesmo esta reserva dos meios de comunicação mainstream não impediu que o seu EP, At Home He's A Tourist, fosse um enorme sucesso.

O primeiro álbum da banda, Entertainment, foi lançado em 1979 e entrou desde logo para o Top 50, graças em grande parte ao ritmo funk das músicas e às letras incendiárias. Os Gang of Four cantavam sobre o amor e a vida moderna numa perspectiva interventiva mas sem nunca deixar que esta faceta se sobrepusesse à sua música orgânica, crua e libertadora. Em 1981, lançaram o seu segundo álbum, intitulado Solid Gold, o último que que Dave Allen participou. A sua saída para a formação dos Shriekback teve como consequência o ingresso de Sara Lee na banda, que o veio substituir. Esta presença feminina veio tornar o som dos Gang of Four num som mais convencional mas músicas como Call me Up (que abordava a questão da guerra nas Falklands) ou I Love A Man In Uniform (também impedida de passar na BBC) mostravam que a banda não tinha abandonado definitivamente a sua vontade de intervir.

A saída de outro membro da banda, desta vez Hugo Burham, antecede o lançamento do terceiro trabalho da banda, Hard, lançado em 1983. Desta vez, os Gang of Four fizeram-se rodear de profissionais de estúdio e algumas cantoras para os coros, abandonando a sonoridade mais punk e abraçando mais definitivamente o funk como corpo da banda. O afastamento em relação à sua sonoridade inicial veio ditar consequentes diminuições no retorno comercial do projecto - a banda acabou por separar-se em 1984. Ao último álbum, At The Palace, seguiu-se também a partida de Andy Gill para os Estados Unidos da América, tendo, a partir daí concentrado a sua actividade profissional no trabalho de produção. Algumas tentativas de reaproximação e de reunião da banda aconteceram ao longo dos anos mas sempre sem grande consequências nas vendas ou na atenção dispensada à banda sendo que no ano de 2006 as suas datas ao vivo passaram pelo festival Paredes de Coura, em Portugal.



1 comentário:

Berta Cem Mil disse...

uma grande ideia, este teu blog... e tens pano para mangas!!!